Brasília, 4 de janeiro de 2008 - 15h25
Regras para anorexígenos começam a valer
Entrou em vigor nesta quinta-feira (03) a RDC 58, que estabelece critérios ainda mais rígidos para a prescrição e comercialização de anorexígenos (moderadores de apetite). A principal mudança é um novo tipo de receita médica, criado especificamente para estes medicamentos.
A prescrição e a dispensação (entrega ao paciente) de medicamentos ou fórmulas que contenham substâncias psicotrópicas anorexígenas ficam sujeitas à notificação de receita do tipo “B2”. A receita, de cor azul, terá validade máxima de 30 dias.
Outras mudanças
Os medicamentos ou fórmulas com finalidade exclusiva de tratamento da obesidade deverão respeitar a dose máxima diária recomendada conforme a resolução. A dose de medicamentos à base de femproporex, por exemplo, não deverá ultrapassar os 50,0 mg/dia.
Ficam proibidos os medicamentos que contenham substâncias anorexígenas associadas entre si ou com ansiolíticos, antidepressivos, diuréticos, hormônios e laxantes.
O descumprimento das novas exigências fica sujeito às sanções da lei 6437/77. A lei estabelece penalidades que chegam até à interdição do estabelecimento e multas que variam entre R$ 2 mil e R$ 1,5 milhão. Ao farmacêutico responsável pelo estabelecimento também cabem as sanções do conselho profissional competente.
Informação: Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa
http://www.anvisa.gov.br/divulga/noticias/2008/040108.htm
quinta-feira, 15 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Oi meninas !!!!
Bom gostei muito desse artigo porque mostra que graças a deus estão se abrindo os olhos para importância do problema. Anorexia além de doença grave e de difícil tratamento (porque depende muito da pessoa)de certa forma estava sendo insentivada com essa liberação de compra de remédio sem receita e como vocêis mesmo sabem temos muito medicamentos como os antidepressivos da classe inibidores seletivos de serotonina que tem como efeito adverso a anorexia. Mas com essa noticia esperamos que isso melhore. PARABÉNS... BJUS
Acho muito importante essa atitude, pois os anorexígenos tem efeitos adversos que são muito prejudicial a saúde.
ass:Guilherme dos Santos Cucio Carvalho
Gostei muito deste artigo.Anorexia é uma doença grave.É muito importante ter um controle rigoroso, pois muitas pessoas usam medicamentos para emagrecer indiscriminadamente sem orientação médica.
A Anorexia é um problema muito importante, e a fiscalização dos medicamentos que possuem substâncias anorexígenas deve ser basteante rigorosa.
Atualmente uma grande quantidade de pessoas estão interessadas em emagrecer, e se esquecem que algumas medicações trazem muitos riscos à saúde, devendo ser utilizadas com critérios e o tratamento deve ser acompahado por um profissional competente. Portando consideramos muito importante as novas exigências, que se encontram em vigor! Obrigada, que bom gostaram.
Postar um comentário