quinta-feira, 15 de maio de 2008

Regras para anorexígenos começam a valer

Brasília, 4 de janeiro de 2008 - 15h25
Regras para anorexígenos começam a valer

Entrou em vigor nesta quinta-feira (03) a RDC 58, que estabelece critérios ainda mais rígidos para a prescrição e comercialização de anorexígenos (moderadores de apetite). A principal mudança é um novo tipo de receita médica, criado especificamente para estes medicamentos.

A prescrição e a dispensação (entrega ao paciente) de medicamentos ou fórmulas que contenham substâncias psicotrópicas anorexígenas ficam sujeitas à notificação de receita do tipo “B2”. A receita, de cor azul, terá validade máxima de 30 dias.

Outras mudanças

Os medicamentos ou fórmulas com finalidade exclusiva de tratamento da obesidade deverão respeitar a dose máxima diária recomendada conforme a resolução. A dose de medicamentos à base de femproporex, por exemplo, não deverá ultrapassar os 50,0 mg/dia.

Ficam proibidos os medicamentos que contenham substâncias anorexígenas associadas entre si ou com ansiolíticos, antidepressivos, diuréticos, hormônios e laxantes.

O descumprimento das novas exigências fica sujeito às sanções da lei 6437/77. A lei estabelece penalidades que chegam até à interdição do estabelecimento e multas que variam entre R$ 2 mil e R$ 1,5 milhão. Ao farmacêutico responsável pelo estabelecimento também cabem as sanções do conselho profissional competente.

Informação: Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa
http://www.anvisa.gov.br/divulga/noticias/2008/040108.htm

5 comentários:

Unknown disse...

Oi meninas !!!!
Bom gostei muito desse artigo porque mostra que graças a deus estão se abrindo os olhos para importância do problema. Anorexia além de doença grave e de difícil tratamento (porque depende muito da pessoa)de certa forma estava sendo insentivada com essa liberação de compra de remédio sem receita e como vocêis mesmo sabem temos muito medicamentos como os antidepressivos da classe inibidores seletivos de serotonina que tem como efeito adverso a anorexia. Mas com essa noticia esperamos que isso melhore. PARABÉNS... BJUS

Guilherme dos Santos Cucio Carvalho disse...

Acho muito importante essa atitude, pois os anorexígenos tem efeitos adversos que são muito prejudicial a saúde.

ass:Guilherme dos Santos Cucio Carvalho

Moacir disse...

Gostei muito deste artigo.Anorexia é uma doença grave.É muito importante ter um controle rigoroso, pois muitas pessoas usam medicamentos para emagrecer indiscriminadamente sem orientação médica.

Sivineide disse...

A Anorexia é um problema muito importante, e a fiscalização dos medicamentos que possuem substâncias anorexígenas deve ser basteante rigorosa.

Farmacologia Aplicada a Enfermagem disse...

Atualmente uma grande quantidade de pessoas estão interessadas em emagrecer, e se esquecem que algumas medicações trazem muitos riscos à saúde, devendo ser utilizadas com critérios e o tratamento deve ser acompahado por um profissional competente. Portando consideramos muito importante as novas exigências, que se encontram em vigor! Obrigada, que bom gostaram.