quinta-feira, 15 de maio de 2008

Regras para anorexígenos começam a valer

Brasília, 4 de janeiro de 2008 - 15h25
Regras para anorexígenos começam a valer

Entrou em vigor nesta quinta-feira (03) a RDC 58, que estabelece critérios ainda mais rígidos para a prescrição e comercialização de anorexígenos (moderadores de apetite). A principal mudança é um novo tipo de receita médica, criado especificamente para estes medicamentos.

A prescrição e a dispensação (entrega ao paciente) de medicamentos ou fórmulas que contenham substâncias psicotrópicas anorexígenas ficam sujeitas à notificação de receita do tipo “B2”. A receita, de cor azul, terá validade máxima de 30 dias.

Outras mudanças

Os medicamentos ou fórmulas com finalidade exclusiva de tratamento da obesidade deverão respeitar a dose máxima diária recomendada conforme a resolução. A dose de medicamentos à base de femproporex, por exemplo, não deverá ultrapassar os 50,0 mg/dia.

Ficam proibidos os medicamentos que contenham substâncias anorexígenas associadas entre si ou com ansiolíticos, antidepressivos, diuréticos, hormônios e laxantes.

O descumprimento das novas exigências fica sujeito às sanções da lei 6437/77. A lei estabelece penalidades que chegam até à interdição do estabelecimento e multas que variam entre R$ 2 mil e R$ 1,5 milhão. Ao farmacêutico responsável pelo estabelecimento também cabem as sanções do conselho profissional competente.

Informação: Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa
http://www.anvisa.gov.br/divulga/noticias/2008/040108.htm

domingo, 4 de maio de 2008

Chá verde potencia efeito de antibióticos em bactérias resistentes aos fármacos


Chá verde potencia efeito de antibióticos em bactérias resistentes aos fármacos
Estudo apresentado na Society for General Microbiology de Edimburgo
Outros destaques deste dia
O chá verde pode potenciar os efeitos dos antibióticos contra bactérias resistentes aos fármacos, de acordo com um estudo da Universidade de Alexandria, no Egipto, e apresentada no encontro da Society for General Microbiology, em Edimburgo, Escócia.

De acordo com o estudo, liderado por Mervat Kaseem, da Faculdade de Farmácia da universidade, foi avaliada a eficácia do chá verde em 28 microrganismos de estirpes diferentes.

Em todos os casos, verificou-se que o chá verde reforçou a actividade anti-bacteriana dos antibióticos. Por exemplo, o efeito aniquilador do cloranfenicol era 9.9% maior quando tomado em conjunto com o chá verde.

A equipa de cientistas também verificou que o chá verde aumentava a eficácia da cefalosporina em 20% das bactérias resistentes aos medicamentos.

ALERT Life Sciences Computing, S.A.

10 de Abril de 2008
Sugerir este artigo a um amigo
Como classifica este artigo:
(pouco interessante) 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 (muito interessante)
Este artigo já recebeu 147 classificações e a sua nota média é 5.65.

Comente esta notícia

Veja os artigos e médicos disponíveis para o esclarecer na coluna da direita desta página.